PIMAZZONI
Genealogy of related families
Albrecht (Schlesien)
Baasch (Schleswig Holstein)
Beckmann (Mecklenburg)
Bernecker (Niedersachsen)
Brandes (Niedersachsen)
Breves (Azores)
BUDACH/Budag (Schleswig Holstein)
Buck (schleswig Holstein)
Clasen (Mecklenburg)
Dreyer (Schlesien)
Ehmke (Meklenburg)
ENGAW/Engau (Schlesien)
Gallon (Schlesien)
Giese (Sachsen)
Gilli (Sschsen)
Gonçalves (Portugal - Brasil)
Greffen/Grefen (Schleswig Holstein)
Grossmann (Sachsen)
Guhlken (Schlesien)
Guntermann (Hunsruck)
Harder (Mecklenburg)
Hedluff (Sachsen)
Helfer (Schlesien)
Henriques (Azores)
Hinkelberg (Hunsruck)
Hoffmann (Sachsen)
Kemperdick (Hunsruck)
Kerbach (Hunsruck)
Kiefer (Hunsruck)
Klose (Schlesien)
Kraussn (Meckelnburg)
Kreutzberg (Sachsen)
Krey (Hunsruck)
Kühl (Schleswig Holstein)
Labes (Sachsen)
Luz
Matthes (Mecklenburg)
Möller (Meklenburg)
Müller (Hunsruck)
Müller (Sachsen)
Mundheim (Mecklenburg)
Oppermann (Sachsen)
Pechau (Niedersachsen)
Rappost (sachsen)
Rechstein (Sachsen)
Reinartz (Hunsruck)
Reinhold (Niedersachsen)
Rodrigues
Rosberg (Hunsruck)
Schilten (Sachsen)
Schramm (Hunsruck)
Silveira
Voges (Niedersachsen)
Kunitz (Schlesien)

FAMÍLIA KUNITZ
Schlesien

                                                 Pesquisa genelógica conjunta realizada por Hanna Seidel,
                                                 Jürgen Gollmick, Norton Glabes Labes e Renato Pimazzoni
dados atualizados em 24/06/2013

A origem da Familia KUNITZ é o Reino da Prússia, da Cidade de Aslau, Kreis Bunzlau, Schlesien, Preussen (Alemanha) tendo o ancestral mais conhecido por nós radicado-se na cidade de Cammin in Pommern, Alemanha (atual Kamien Pomorski, na Polônia).

Em nossas pesquisas no Brasil até o momento encontramos vários portadores do sobrenome KUNITZ, inclusive em Blumenau, SC e Brusque, SC, porém nenhum ainda identificado com os nossos KUNITZ.

De nosso ramo da família KUNITZ, imigraram para o Brasil somente três pessoas: FRIEDERIKE AMALIA FLORALINA KUNITZ - Frieda - a 11a filha do Farmacêutico JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ, esposa do imigrante GUSTAV LABES, chegados em Blumenau, Santa Catarina, em Setembro de 1858, sem filhos (grávida do 1° filho) e a irmã de Frieda, AUGUSTINE WILHELMINE LOUISE KUNITZ, filha mais velha do Farmacêutico JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ, viúva de FRIEDRICH CARL ERNEST SCHNEIDER com seu filho mais novo, nascido em Cammin in Pommern (Prússia - Alemanha), CARL FRIEDRICH ERNEST SCHNEIDER, que casou-se em Blumenau, SC, com WILHELMINE AUGUSTE VOIGTLÄNDER.

KUNITZ na Alemanha - os Ancestrais de FRIEDERIKE AMALIA FLORALINA KUNITZ e AUGUSTINE WILHELMINE LOUISE KUNITZ

Foi com grande satisfação que conseguimos completar os dados da Família KUNITZ até o momento, a partir de 02 de outubro de 2011, graças ao contato feito via email por JOHANNA KUNITZ (Hanna Seidel) de 90 anos, bisneta do Farmacêutico JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ, que vive na Alemanha, em Köln.

Nosso ramo no Brasil tinha contato constante com o pai de Hanna, PAUL KUNITZ, inspetor de obras em Pyritz - Pommern e com o irmão deste, JOHANNES KUNITZ, arquiteto em Berlin, antes da 2a Guerra Mundial. Contato este perdido e nunca mais retomado até o presente, apesar de inúmeros esforços por localizar os parentes na Alemanha, após a Guerra.

Com as informações de Hanna, soubemos que Paul e Johannes faleceram em 1945, sendo este o motivo do silêncio.

Como se vê na árvore abaixo, conseguimos, com a ajuda de Hanna e de outro primo na Alemanha,  falecido em 2012 com 100 anos - HANS JOACHIM GOLLMICK - esposa e respectivos filhos, retroceder até os bisavós paternos (e tambem conseguimos isto pelo lado de sua esposa, em página específica neste site - ver DREYER (Kunitz) - do Farmacêutico JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ, de quem possuímos vasta bibliografia, por ter sido figura de destaque em Cammin in Pommern, Preussen.

A Segunda Grande Guerra (1939-1945) destruiu muitos documentos e arquivos na Alemanha, principalmente na Região Oriental (Berlim, Brandenburg, Pomerânia, Saxônia), devastada não só por bombardeios mas também pela passagem constante de tropas soviéticas, alemãs e aliadas, tornando assim difícil coletar dados e documentos históricos e registros de pessoas. Por sorte Hanna Seidel possui ainda o Ahnenpass de seu pai, que contem muitos dados familiares.

A pesquisa genealógica inicial sobre os KUNITZ no Brasil e na Alemanha foi compilada por LEOPOLDO LABES, um dos bisnetos de Frieda KUNITZ, com os primos Paul e Johannes KUNITZ.

LEOPOLDO LABES foi empresário na primeira metade do século XX, nascido em Itajai e radicado em São Paulo. Em viagem à Alemanha, antes da Segunda Guerra Mundial - março de 1939 - visitou os primos Paul KUNITZ e Johannes KUNITZ, sobrinhos de sua avó Frieda KUNITZ, esposa de GUSTAV LABES, e com eles visitou Cammin in Pommern, onde este ramo da família KUNITZ radicou-se (sua origem é Grünberg in Schlesien). 

Como fruto desta viagem, trouxe um exemplar de um jornal alemão - Pharmazeutische Zeitung (Jornal do Farmacêutico), edição de 1929, com um longo artigo sobre o Centenário do farmacêutico JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ (1784-1859) pai da esposa de GUSTAV LABES, uma foto da lápide onde o farmacêutico e a esposa encontravam-se enterrados em Cammin in Pommern (atualmente Kamien Pomorski - Polonia - e segundo informação de parentes na Alemanha, já não existe mais a lápide ou o cemitério), uma foto de um retrato feito do pai do farmacêutico, Johann Gottleb Kunitz (1782-1828), uma foto de um anel-selo de correspondências, com as iniciais do farmacêutico e uma foto do primo alemão, Paul KUNITZ, que ciceroneu Leopoldo Labes na viagem

Leopoldo Labes também preparou manuscritos com informações sobre estes Kunitz e alguns dos descendentes de GUSTAV LABES no Brasil, que serviram de base para as pesquisas genealógicas que temos em andamento. O material preparado e coletado por Leopoldo Labes (que encontra-se digitalizado em nosso arquivo) acima mencionado foi gentilmente cedido por NORTON GLABES LABES, sobrinho de Leopoldo Labes e co-autor da pesquisa genealógica que estamos realizando.

Sobre o fim de linha até o momento, JOHANN GEORG KUNITZ, poucos dados temos disponíveis.

O filho deste, GOTTFRIED KUNITZ, foi taberneiro, imaginamos ter sido na cidade de Aslau, Kreis Bunzlau, Schlesien, Prússia, onde nasceu seu filho conhecido.

O neto, JOHANN GOTTLEB KUNITZ, seguiu os passos do pai, tendo sido taberneiro conhecido na cidade de Grünberg in Schlesien, proprietário do maior barril da cidade.

O bisneto, JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ, nascido em Grünberg in Schlesien e radicado em Cammin in Pommern, Prússia, foi figura de destaque na cidade, renomado farmacêutico, homenageado em 1929 com edição dedicada do Pharmazeutisches Zeitung alemão - possuimos um original - contando sua trajetória e história.

JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ teve 15 filhos, sendo que 2 faleceram jovens, sem sucessores - WILHELM KUNITZ, nascido em 1820 e falecido com 1 ano incompleto de idade e CARL KUNITZ, nascido em 1823 e falecido com 15 anos.

Até o momento, possuimos dados dos descendentes de AUGUSTINE WILHELMINE LOUISE KUNITZ, a primeira de 15 filhos, sua irmã FRIEDERIKE AMALIA FLORALINA KUNITZ, a 11a filha - de quem descendo - e de EMMANUEL AUGUST HILARIUS KUNITZ, o 13o filho, de quem descendem Johanna KUNITZ e Hans Joachin GOLLMICK, na Alemanha, e dados de alguns descendentes de CAROLINE ALBERTINE ROSALIE KUNITZ - a 2a filha - e de sua irmã DOROTHEA EMILIE FRIEDERIKE KUNITZ - a 6a filha - que casaram com irmão da família SACHTLER, de Schivelbein Kreis Belgard - Pommern, com dados fornecidos por Dieter Schimmelpfeng, pesquisador das famílias da região. 

O desafio é completar os descendentes de Augustine Wilhelmine Louise KUNITZ, no Brasil e identificar os descendentes dos demais filhos de JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ, onde estejam.

JOHANN AUGUST WILHELM KUNITZ - o Farmacêutico - ver na página BIOGRAFIAS, neste site.


Johann Georg Kunitz (c. 1670)




Home
Pimazzoni (Genealogia Paterna) Verona, Italia
FLôres (Genealogia Materna) Azores
Altri Pimazzoni
Carvalho (Genealogia Paterna) Portugal-Brasil
Borba e Silva (Genealogia Materna) Portugal-Brasil
Outras Famílias (Costados)
Image Gallery